AINDA SOBRE DELEGAR...
No último post, eu disse que existem momentos que você não deve delegar. Acredito que possa ter ficado a dúvida de quais momentos são esses. Abaixo, segue algumas dicas para que você saber quando e por que você deve decidir sozinha (o):
A SITUAÇÃO É URGENTE E VOCÊ TEM UM ALTO NÍVEL DE DOMÍNIO
AS PESSOAS ESTÃO EM CONFLITO E NÃO TÊM DISPOSIÇÃO OU CAPACIDADE PARA RESOLVER AS COISAS POR SI PRÓPRIAS.

Nas organizações saudáveis, as pessoas resolvem seus conflitos sem envolver o chefe. Mas quando não conseguem ou não querem agir dessa maneira, você tem que tomar a decisão. Cuidado: se isso acontece com frequência, você está sendo juíz ao invés de líder. Invista seu tempo em desenvolver uma cultura de resolução de conflitos construtiva, definindo expectativas e ensinando as pessoas a resolverem as divergências sem você.
AS PESSOAS ESTÃO CANSADAS OU ASSUSTADAS E NECESSITAM DE UMA DECISÃO EXECUTIVA PARA SE FORTALECEREM.
Quando uma equipe é desmoralizada por um revés, seus integrantes precisam de uma chamada à ação confiante e inequívoca que diga: " Façam isso agora. Acredito em vocês." Às vezes precisam de sua permissão para cuidar de si. A sua equipe pode precisar desse tipo de voz de autoridade para decidir o que é melhor quando o pensamento estiver obscurecido pela exaustão, pelo medo ou pela incerteza.
A DECISÃO IMPLICA UM ALTO GRAU DE RISCO PARA QUEM VAI TOMÁ-LA. 
Às vezes você precisa tomar uma decisão que envolve grandes despesas, flexibilizar as regras ou tentar uma abordagem nada tradicional. Ela pode funcionar bem ou o tiro pode sair pela culatra. Ótimos líderes não delegam decisões que possam prejudicar quem a toma. Eles assumem pessoalmente o risco. É um meio de demonstrar cuidado e coragem à sua equipe.
Bibliografia: Jill Geisler, Como se tornar um ótimo Chefe; Rio de Janeiro: Sextante, 2013.


