O ATO DE OUVIR-A ESSÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

" A comunicação ocorre quando entendemos o que ouvimos. Isso significa ver a ideia expressa e a atitude do ponto de vista da outra pessoa, para entender como ela se sente e atingir seu ponto de referência." Carl Roges
Você interrompe? Quando você fala? Muito? Não o suficiente? Você precisa dar a palavra final? Escuta com atenção?
Muitos de nós acreditamos ser bons ouvintes. Acreditamos que o ato de ouvir seja um processo natural. No entanto, ele é tão complicado quanto a leitura, a escrita e a fala. O ato de ouvir requer atividade mental e física. Ouvir é a técnica de comunicação mais utilizada; no entanto, costumamos achar que não é necessário nenhum esforço de nossa parte.
A CAPACIDADE DE OUVIR DE MANEIRA REFLEXIVA

A capacidade de ouvir permite colocar-se na situação da outra pessoa e responder adequadamente. Uma resposta apropriada reafirma os sentimentos do falante e segue um caminho que demonstra aceitação e compreensão - que reflete o que o locutor disse.Uma fórmula útil para reflexão é : " Você se sente (insira o sentimento) por causa de (insira o evento ou outra causa que esteja associada com o sentimento)".
A capacidade de ouvir de maneira reflexiva só permite que você se concentre nos pontos centrais do problema e mantém o locutor enfocado.
Ela estimula as outras pessoas a abrir seus sentimentos, ajudando a compreender suas emoções e caminhando em direção a solução do problema.
Ao ouvir, concentre-se nestas áreas:
1. Ouça a emoção prevalecente. Esteja ciente dos elementos emocionais que regem o locutor e suas percepções. Preste atenção no modo com que os sentimentos são expressos em termos de palavras reais utilizadas, bem como a comunicação não-verbal do locutor: tom de voz, ênfase e linguagem corporal.
2. Ponha-se na situação do falante. Veja a questão sob o ponto de vista dele. Leve em consideração tudo o que sabe sobre os negócios da pessoa e sua vida. Ela está se confrontando com vários prazos? Está passando por um stress pessoal? Essa visão dará a você uma compreensão mais clara dos sentimentos do locutor.
Alguns reclamam que a escuta reflexiva é muito estruturada. Quando você aprende a utilizá-la bem, esquece a fórmula e a reflexão surge naturalmente.
A escuta reflexiva fornece um mecanismo que descreve a pessoa. Você pode fazer isso de várias formas:
1. Mostre seu interesse pela pessoa e pelo que ela diz. Isso induz ao diálogo.
2. Não interrompa, dê uma opinião ou impeça o locutor de prosseguir. Mesmo se ele parar, não fale. Deixe-o terminar.
3. Envolva seu corpo todo. Mantenha um bom contato visual. Faça que sim com a cabeça quando a pessoa fizer um comentário.
4. Emita sons como, " Hmmm", " Isso mesmo", " Interessante", " O que você acha disso?". Isso faz com que o locutor saiba que você está prestando atenção.
Bibliografia: Como Se Comunicar com Sucesso-Colleen McKenna-São Paulo: Market Books, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário